Reverberar para engajar: anunciantes apostam na era do Live Marketing

Marketing de experiência inova ao proporcionar envolvimento e integração entre público consumidor e marca

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Quando o assunto é marketing de experiência, o Live Marketing tem se destacado entre as agências de publicidade. Isso porque, não só através dos recursos digitais, como também da boa e tradicional interação presencial, o Live Marketing é a única ferramenta capaz de estimular os cinco sentidos do consumidor e promover no público uma experiência completa de imersão. Em outras palavras, essa prática chegou para arrebatar o consumidor de todas as formas.

A ferramenta incorpora todas as ações que promovem uma integração com o público, desde o marketing promocional, como eventos e distribuição de brindes, a ações de trade marketing. A gerente de Marketing da EPTV, Patrícia Cordeiro, explica que há cada vez mais ferramentas disponíveis para a realização de ações de Live Marketing e reverberação nas redes sociais. "O Live Marketing se apropria da possibilidade de contato e da experiência com o consumidor para alcançar objetivos de visibilidade e fidelização da marca e também traz, por consequência, resultado de venda".

Patrícia Cordeiro, gerente de Marketing da EPTV, e Frank Alcântara, diretor de Negócios da EPTV, durante evento de Lançamento de Projetos & Eventos 2018: incentivamos as empresas patrocinadoras dos nossos eventos a realizarem ações de Live Marketing
O conceito ainda é novidade para muitos. O termo só veio a ser empregado no Brasil no ano de 2013, quando aconteceu o primeiro Congresso Nacional de Live Marketing, e desde então só vem ganhando espaço. De acordo com um levantamento de dados realizado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO), em 2016 mais de R$ 44 bilhões foram movimentados para ações de Live Marketing, no Brasil.

Nos principais eventos promovidos pela EPTV, o Live Marketing já tem sido colocado em prática, e podem ser praticados em todos! "Cada vez mais os anunciantes estão querendo experimentar ações de engajamento com público. E nós temos incentivado as marcas parceiras dos nossos eventos durante reuniões de planejamento, como a Corrida Integração e o Futsal. Os grandes anunciantes já entenderam que esse é o caminho. Um exemplo é a marca de ração Magnus, conhecida nacionalmente, e que patrocina a Parada Pet em Campinas e Ribeirão. A marca realiza ações de ativação através de amostras do produto, sorteios e interação com o mascote presente em todos os eventos. Temos um portfólio de projetos muito rico que dá ao anunciante a oportunidade de realizar belas ações de Live Marketing", conta Patrícia.

Primeira Parada Pet já entrou no calendário dos participantes e da marca de ração Magnus

Para a gerente, o Live Marketing não só representa a força da convergência na era digital, mas coloca nas mãos das agências uma responsabilidade ainda maior. "As agências deixam de ser apenas executoras daquele tipo de promoção que se fazia antigamente, e passam a ter que pensar em uma ação conjugada com uma campanha de comunicação que exige algo muito mais amplo", afirma Patrícia.

Lívia Martins, Social Media do Grupo Trilhas, agência especializada em Live Marketing sediada em Ribeirão Preto, destaca que no Live Marketing podem ser usadas diversas ferramentas e muita criatividade para explorar ao máximo a vivência da marca. Segundo ela, os tradicionais eventos proporcionam novidades alinhadas aos hábitos dos consumidores, estes que buscam o conceito experimentar, o viver em vez de "ter". "O Live Marketing causa uma experiência emocional com a marca. O processo de imersão do consumidor com a marca já começa desde os kits que são cada vez mais customizados até a realização do evento, que contam com camarotes luxuosos, uso de tecnologias como a realidade virtual. As ações dentro do próprio local são divulgadas nas redes sociais e ganham ampla divulgação dos participantes que fazem a construção de um conteúdo autoral e espontâneo".


Lívia Martins, Social Media da agência Trilhas: eventos com Live Marketing promovem a imersão do público com a marca
Lívia cita como case de sucesso o cliente Viola Show, empresa que organiza eventos sertanejos em Ribeirão e região e utiliza-se de vários meios e ferramentas para se aproximar do seu público, seja através de divulgação na TV antes do grande dia, seja com transmissão ao vivo no portal como o G1, como já foi feito no tradicional evento Ribeirão Country Fest, que acontece sempre em dezembro e atrai milhares de fãs. "O Viola Show tem a preocupação em oferecer o melhor, com muito cuidado e garantia de segurança e excelência. A transmissão ao vivo como já foi realizada pelo G1 aumenta muito a visibilidade da marca. Além da experiência especificamente, há também a tendência da transmídia, de usar esta experiência que ela tem dentro do evento para também engajar nas mídias sociais. Às vezes um detalhe pode virar um case de sucesso, um meme", ressalta ela sobre as ativações de marcas que são realizadas nos eventos, com promotoras e outras atividades que divertem o público.

Multidão acompanha abertura do Ribeirão Rodeo Music, organizado pelo Viola Show: experiência no centro dos eventos 
E para quem pretende colocar o Live Marketing em prática, a gerente de Marketing da EPTV, Patrícia Cordeiro, aponta o primeiro passo. "É preciso estabelecer um mix de comunicação, em que o anunciante utilize os meios tradicionais e as novas formas de contato com o consumidor. O Live Marketing veio para mudar esse nosso mundo da comunicação, e como desafio, fica o nosso convite para todos os anunciantes da EPTV se adaptarem a mais essa ferramenta de comunicação", finaliza ela.


Confira como os patrocinadores da Corrida Integração e Parada Pet realizam Live Marketing junto à EPTV.

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