Rede de supermercados Pague Menos reforça posicionamento digital da marca

Rede tem investido em campanhas direcionadas para a internet e em sintonia com a TV. Resultados em ambas plataformas

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Letícia Guilhermino, gerente de Marketing do Supermercados Pague Menos, defende a importância de investir em campanhas institucionais e direcionadas para TV e internet
A segunda tela já não é mais novidade para ninguém e saber integrar as ações do digital com a TV requer muito planejamento de mídia, criatividade para desenvolver o conteúdo e ao mesmo tempo despertar o interesse do público em ambas plataformas. Estes têm sido os desafios e também aprendizados da Letícia Guilhermino, gerente de Marketing da rede de Supermercados Pague Menos, que desde o ano passado tem investido em campanhas publicitárias que foram veiculadas na TV e internet e são cases de sucesso.

Apesar de o Pague Menos ser uma rede de supermercados tradicional na região de Campinas, fundado há 29 anos, com 27 lojas em 16 cidades, a gerente de Marketing ressalta a importância do investimento em campanhas institucionais que fortaleçam a marca. Por isso, desde o ano passado, a rede vem investindo em ações que são veiculadas na EPTV Campinas e sustentadas na plataforma G1, através do pre-roll, anúncio que aparece antes de iniciar o conteúdo de vídeo. A primeira experiência e que rendeu terceiro lugar no prêmio mundial Wina foi o manifesto "Vamos juntos mudar", que contou com o ator Cauã Reymond como garoto-propaganda. "Empatia. No manifesto, mostramos que o Pague Menos também está junto com seu público nos momentos difíceis, como foi a crise no início do ano passado. As pessoas gostaram da campanha, que era uma ação para ajudar profissionais liberais a se recolocarem no mercado de trabalho. Como o manifesto era de mais de um minuto, veiculamos a campanha na TV e internet. Foi uma campanha institucional focada no relacionamento e não na venda imediata. É preciso quebrar este tabu nos supermercados".

Após o sucesso do manifesto desenvolvido junto à agência Audaz, a rede de supermercados Pague Menos lançou outra campanha que superou as expectativas, "Amigo de Ouro", que consistia na indicação de um amigo para participar da promoção e ganhar junto. Neste caso, toda a campanha foi planejada para o G1, incluindo a produção dos vídeos com um celular. "Muitas vezes, dependendo de como desenhamos a campanha, o digital pode ser protagonista e a TV é a sustentação do digital e vice-versa. Os dois meios se complementam. Primeiro, é preciso pensar no plano de mídia antes de produzir, pensar onde se quer chegar. Na maioria das nossas campanhas, o digital era a sustentação, pois a TV é o meio de maior alcance. Sempre nos perguntamos o que mais podemos fazer para se aproximar da realidade do público. Por outro lado, quando você entra no digital é a oportunidade de ter o seu oceano, de focar e o cliente te olhar de maneira diferente. Hoje, estamos no ar com uma campanha protagonizada pelo chef Claude Troisgros em que a TV é uma sustentação e um direcionamento para o digital. Ela acontece no digital, pois é lá que estão as receitas que o chef produz exclusivamente para os clientes Pague Menos. Tudo depende da ideia, da criatividade", detalha Letícia.  

Neste período de um ano, o Pague Menos já investiu em 3 campanhas integradas na EPTV e G1 Campinas. A gerente de Marketing Letícia Guilhermino ressalta a importância de estar presente em mais de uma plataforma e elaborar conteúdo direcionado. Caso contrário, o público vai escolher a opção "skip", pular anúncio no portal G1. "O Pague Menos está muito feliz com as campanhas no G1. O pre-roll tem que ser bem feito. Quando o público vai assistir ao vídeo no site, ele quer saber sobre o conteúdo do vídeo e a marca está aproveitando o espaço. Conteúdo e plataforma são importantes. Para despertar a vontade de acesso ao conteúdo, nós precisamos estar em um portal que tenha uma audiência como o G1. É uma forma de o conteúdo da marca Pague Menos chegar a um público qualificado do G1 que talvez não chegaria ao meu site", finaliza ela.
  




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